O que é Ontopsicologia?
Da Ontopsicologia
Vídeo "O que é Ontopsicologia?", com Antonio Meneghetti. [+] | |
---|---|
O que é Ontopsicologia? É uma análise científica, racional que faz a revisão crítica da consciência.
Investigando sobre os diversos porquês, incertezas - da Psicanálise e, sobretudo, à Filosofia, e tantas outras coisas -, descobri que não é tanto a natureza do homem que é limitada ou errada, mas constante é o mediador do conhecimento, é o mediador da realidade que nós usamos, não a razão, mas a nossa consciência.
É claro que para chegar a esta descoberta, utilizei tudo o que existia antes de mim, em particular de Freud e também muito de Edmund Husserl.
Freud, por exemplo, chegou até um certo ponto ao indagar o inconsciente. Chegou até tânatos e libido. Eu fui adiante, e descobri que na radicalidade do nosso inconsciente existe um princípio que projeta, um princípio gênio, um princípio organísmico, mas também transcendente, que eu defini Em Si ôntico.
Este princípio dá a diretiva-mãe, a diretiva-forma de como a nossa vida deveria ser, não no sentido externo, ético. É um autoindicador, um indicador de tudo o que é a nossa programação como indivíduo, como sujeito, na realidade cotidiana, do instinto à economia, afeto, à saúde etc.
Então, a Ontopsicologia descreveu técnicas muito simples, muito diretas para corrigir esta consciência. Esta consciência, como se diz em Psicanálise, é repleta de estereótipos, é repleta de opiniões, é repleta de boa educação.
Enquanto não mudamos a nossa consciência e não a uniformizamos aos idênticos critérios do real, do real existencial, do real que eu convivo cotidianamente, instante a instante, enquanto eu não asemelho, portanto, não dou a identidade entre a consciência e aporte, percepção e aferência do real, em sentido proprioceptivo, meu, exclusivo, eu sou dividido, sou esquizofrênico, estou fora, portanto, elaboro dados, faço leis, mas a realidade, as leis da natureza, físicas, bioquímicas, biológicas, vão por conta própria.
Então, a técnica da Ontopsicologia, em todos os seus aspectos, com o seu método bem elaborado e uma experiência de mais de 10 anos de clínica bem sucedida, deu a infalibilidade, em sentido racional e científico.
Porque a minha consciência, por quanto eu e também os outros possam considerá-la soberada, se não é alinhada em conformidade ao dado naturístico da intencionalidade de natureza, de como as coisas são, eu estou fora de fase, fora do jogo. Então, se agrada a alguém estar no centro do próprio real com coerente identidade de consciência, deve fazer "Ontopsicologia".
Referências
- ↑ MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4 ed. rev. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2010. ISBN 978-85-88381-52-0
- ↑ MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2 ed. rev. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2008. ISBN 978-85-88381-41-4
- ↑ HUSSERL, Edmund. A crise das ciências européias e a fenomenologia transcendental. 2 ed. (alemão). Haag: Martinus Nijhoff, 1976. ISBN 90-247-0221-6
- ↑ MENEGHETTI, Antonio. O Em Si do Homem. 5 ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2004. ISBN 85-8838115-X